Dicas essenciais para instalar um quadro de medição agrupado 

Dicas essenciais para instalar um quadro de medição agrupado 

Os painéis de medição são essenciais para a proteção e distribuição elétrica, seja na residência, apartamento ou conjunto habitacional. A montagem de um painel elétrico é tarefa que requer atenção devido a sua funcionalidade, segurança e proteção.

Na hora de fazer a instalação elétrica em sua obra, é bom contar com a participação de um profissional especializado, pois é essencial saber como realizar os procedimentos correspondentes de um projeto. O profissional deve estar de acordo com as especificações estabelecidas na NBR 5410 (norma que regula instalações elétricas de baixa tensão) e NR 10 (segurança em instalações e serviços em eletricidade). 

A seguir, selecionamos algumas dicas essenciais para instalar um quadro de medição agrupado com qualidade.

 

O que é um quadro de medição agrupado?

O quadro de medição é o componente responsável por distribuir a energia da rede elétrica em cada circuito. Ou seja, alojando um ou mais dispositivos de proteção, às conexão de condutores elétricos são interligados a estes elementos, a fim de distribuir energia aos diversos circuitos do edifício ou casa.

Também permite monitorar a qualidade da eletricidade consumida, tais como voltagem, frequência e outros parâmetros.

 

Precauções

  • É essencial a vistoria e acompanhamento de um engenheiro para calcular as cargas necessárias e selecionar o equipamento que respeite as normas de cada concessionária.
  • Deve ser montado corretamente e de acordo com os padrões de segurança e qualidade para que possa operar de forma contínua, segura e adequada. 
  • Utilize disjuntores, cabos e barramentos com cargas de acordo com o uso levantado pelo engenheiro, para evitar sobrecarga e correr riscos de incêndio ou danos maiores.

 

Dicas TAF para instalação de um quadro de medição agrupado 

1 – Para fixação do quadro, o corpo da caixa deve ficar totalmente embutido na parede. Lembre-se de não retirar a tampa do corpo para fazer o acabamento do reboco e não tampar, obstruir ou danificar os trilhos de encaixe da tampa.

2 – Nas tampas existe uma película de proteção plástica que deverá ser retirada somente após o término da instalação do quadro. Importante: A película de proteção, quando exposta ao sol por mais de 40 horas, se funde e impossibilita a sua retirada, diminuindo a visibilidade interna. 

3 – A furação de saída dos cabos do medidor para o consumidor deverá ser feita pela parte traseira do quadro utilizando serra copa.

4 – Aconselhamos fechar os eletrodutos que entram no quadro com espuma expansiva, para evitar entrada de umidade nas caixas e embasar as tampas. 

5 – Caso necessite limpeza das tampas, utilize pano seco sem fricção forte para não riscar a tampa.

 

A TAF, Indústria de Plásticos, é a líder no segmento de fabricante de caixas em material polimérico e a única com homologação em todas as concessionárias do Brasil. Então, além destas informações, pense na integridade das instalações elétricas e opte por produtos de qualidade, com selos e certificações para zelar pela segurança de sua instalação e família.

 

Acesse nosso site e conheça mais sobre nossos produtos!

TAF, siga esta energia!